
A Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes comunica o adiamento da 6ª Coroa do Divino, celebração integrante do calendário oficial de preparação para a tradicional Festa do Divino. Inicialmente prevista para este sábado (10), a cerimônia foi remarcada para o dia 17 de janeiro, às 15 horas, e será realizada na sede da entidade, no bairro do Mogilar.
A decisão foi tomada em razão do falecimento de Maria Aparecida de Lima Ramos, de 80 anos, mãe do Capitão de Mastro Maurício de Lima Ramos, ocorrido nesta sexta-feira (9). Viúva, Maria Aparecida enfrentava problemas de saúde há algum tempo. Após passar mal em casa na quinta-feira (8), ela foi socorrida e encaminhada à Santa Casa de Mogi das Cruzes, onde faleceu na manhã desta sexta, às 9 horas.
O velório acontece nesta sexta (9), a partir das 15 horas, no Velório Cristo Redentor, na Vila Oliveira, em Mogi, e o sepultamento será realizado neste sábado (10), no Cemitério São Salvador, localizado no mesmo bairro.
Maria Aparecida deixa os filhos Maurício, Lilian – que já foi festeira e atualmente coordena o tradicional Café da Alvorada, ao lado do marido José Carlos Nunes Júnior – e Marcelo, além de 8 netos e 10 bisnetos.
Reconhecida por sua atuação solidária, Maria Aparecida foi a precursora do projeto Natal Solidário, iniciativa que hoje é organizada e promovida pela Associação Pró-Festa do Divino. A campanha, que segue ativa, beneficiou no fim do ano passado 106 crianças, de 1 a 6 anos, da Creche Municipal Maria, Mãe do Divino Amor II, no distrito de Botujuru, com a arrecadação de roupas, calçados, brinquedos e panetones, levando mais dignidade e alegria às famílias atendidas.
A 413ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será realizada entre os dias 14 e 24 de maio, com o tema “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”. A organização está sob a responsabilidade dos Festeiros de 2026, Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina, juntamente com os Capitães de Mastro Maurício de Lima Ramos e Tavane Prado Rodrigues Ramos.
A Associação Pró-Festa do Divino agradece a compreensão dos devotos e reforça o convite para que os fiéis participem da 6ª Coroa do Divino na nova data, mantendo viva a tradição e a espiritualidade que marcam a festa há mais de quatro séculos em Mogi das Cruzes.















