
O Governo de São Paulo realizou nesta sexta-feira (28), na sede da Bolsa de Valores, a B3, o primeiro de uma série de leilões de concessão previstos para 2025. A concessionária Comporte Participações S.A venceu o Lote Alto Tietê e será responsável pela expansão das linhas 11, 12 e 13 de trens urbano, com desconto de 2,57%.
A nova concessionária será responsável por 124 km de extensão de trilhos que ligam a Região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, à Zona Leste, e Guarulhos à capital paulista. O investimento previsto do contrato é de R$ 14,3 bilhões com prazo de concessão de 25 anos. O contrato deverá ser assinado até o final do primeiro semestre deste ano.
Logo após o resultado, falaram os vencedores do leilão. “A Comporte está feliz por conquistar essa concessão. Estamos otimistas e agradecemos ao Governo do Estado e à União pelo apoio que tivemos”, afirmou o diretor da Comporte, José Efraim Neves.
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, também destacou o investimento do certame. “Para região do Alto Tietê e da Zona Leste, (esse investimento) é fundamental para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores, estudantes e famílias que necessitam do transporte de massa.”
Em fevereiro do ano passado, a Comporte fez parte do grupo Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. O modal ligará São Paulo a Campinas. Desta vez, a diferença de propostas foi maior que 20%. Por causa disso, não houve abertura para lances. A Comporte Participações S.A apresentou o maior desconto e por isso venceu o leilão também nesta sexta-feira.
O Grupo Comporte é administrado pela família do empresário Nenê Constantino, do setor de transporte brasileiro e fundador da Gol Linhas Aéreas. O grupo já tem a concessão o metrô de Belo Horizonte.















