Os participantes do evento tiveram acesso ao espaço “Experimente”, um estande focado na experiência do cliente (Foto: Divulgação Sebrae)

Sebrae São Paulo leva 500 empresários do Alto Tietê para a Feira do Empreendedor 2024

Mais de 500 empresários da região participaram da Feira do Empreendedor 2024 do Sebrae-SP, que teve como foco o fomento do empreendedorismo e abertura de novos mercados. O escritório do Alto Tietê liderou o estande “Experimente”, estrutura que estimulou a exploração dos cincos sentidos para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Em um espaço de 52 mil metros quadrados na São Paulo Expo, o evento reuniu palestras, workshops, atrações e negócios de várias partes do Estado, além de empresários em busca de novidades e oportunidades. “O objetivo das missões para a Feira do Empreendedor 2024 é ao mesmo tempo inspirar o empresário para novidades e inovações, assim como para ensinar um pouco mais de gestão e, claro, fazer negócios. O evento cada vez mais tem se transformado em um espaço de conexões para gerar parcerias e acessibilidade ao nosso mercado”, reforçou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.

O evento, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de outubro, recebeu pelo segundo ano consecutivo o espaço “Experimente”, um estande focado no aperfeiçoamento na experiência do cliente. Através de um túnel que explorou os sentidos: audição, tato, visão, paladar e olfato, os visitantes foram provocados a identificar como a parte sensorial influencia no momento da compra e de que forma essas características podem impactar no aumento das vendas.

“Essa foi uma experiência maravilhosa, pois normalmente não estamos ligados na importância dos cinco sentidos, focamos em apenas um de cada vez. Essa é uma vivência que podemos utilizar para qualquer área da vida”, ressaltou a estudante Maria Aparecida Cantanhede.

A feira, que nesta edição foi dividida em seis eixos (Inovação e tecnologia; Comece seu negócio; Comportamento empreendedor; Gerencie seu dinheiro; Marketing e vendas; e Impacto social e ambiental) é voltada tanto para os empresários que buscam novidades e parcerias, quanto para os potenciais empreendedores. “Acredito que com capacitação conseguimos melhorar não só nossos negócios, mas o mercado como um todo”, analisou a empresária Maria Helena Aparecida Coelho.

Entre os temas mais buscados na feira as soluções sustentáveis também foram destaque. “O Sebrae-SP proporciona muitas conexões. Essa parte de ESG não há em outro local. Se você quer saber o que está acontecendo tem que estar nesta feira, que é o melhor espaço para contato que temos. É como se tivéssemos um ano em um dia”, destacou a empresária Ieda Denise de Oliveira Souza.

Para os empreendedores que já participaram de outras edições, a Feira do Empreendedor é um importante espaço de networking e atualização. “Muita coisa muda de um ano para outro, além de parcerias, buscamos o que há de novo no mercado do empreendedorismo”, disse a empresária Maria de Lourdes Lopes.

Já a procura pela inovação das marcas esteve no radar de boa parte dos empresários que visitaram a feira. “Um tema que veio com muita força é a Inteligência Artificial e todas as tendências tecnológicas. Esse foi um dos motivos que me trouxe para a feira, onde pude fazer networking, assistir palestras, conhecer programas, aplicativos e software que podem ser usados em nossa empresa”, afirmou o empresário Eduardo Haga.

Uma das principais metas da Feira do Empreendedor é proporcionar o fechamento de negócios. “Esta é a sexta vez que visitamos o evento e fechamos um sistema novo para inovarmos e investirmos mais na área digital”, contou a empresária Angélica Takahashi.

 

Visão

AFeira do Empreendedor 2024 também contou com a Estação Jovens Empreendedores, com ativações focadas no público que pensa em empreender desde cedo. “Essa nova geração já está empreendendo, antigamente não existia essa consciência da educação financeira, algo que buscamos passar dentro do nosso convívio”, avaliou Gislene Ribeiro Haidu Vaz, avó do influencer digital Kenai Haidu, de apenas 9 anos. “Esse lugar é perfeito para uma pessoa que quer empreender para o resto da vida”, apontou o pequeno.

 

Negócios inovadores

De acordo com a empresária Rose Silva, cuidar das kokedamas – arranjos botânicos feitos a partir de uma técnica japonesa – exige “sentir” o que as plantas precisam, situação que pode ser comparada a relação com os clientes. Na tradução literal, o método significa “bola de musgo”, pois utiliza o material para envolver a terra, a matéria orgânica e sustentar as flores, estrutura que é amarrada por fios. “Um dos diferenciais dos arranjos é que são sustentáveis, pois utilizam materiais que se decompõem na natureza. Dessa forma evitamos o uso de plástico, uma tendência. Esse é um mercado que ainda tem muito a crescer e planejo expandir os negócios nos próximos anos”, projetou.

Essa foi a terceira vez que Rose expôs na Feira do Empreendedor. Nos dois últimos anos ela participou no Shopping Compre do Pequeno e agora manteve um estande no espaço Comece seu negócio. “Antes vendia pequenos vasos de suculentas. Comecei a fazer as kokedamas para parentes e amigos, mas o negócio acabou se expandindo. Conheci o Sebrae-SP por meio de uma palestra que aconteceu na creche do meu filho, onde percebi que, assim como as outras mães, eu poderia empreender. De lá para cá foram diversas feiras, exposições e cursos”, explicou.

A decisão de empreender pode ser tomada em qualquer idade e para a empreendedora Gabrielly Elisama surgiu aos 15 anos. “Foi no início da pandemia, comecei com a venda de tortas individuais, depois migrei para as máscaras e quando conheci os doces nunca mais parei. Essa é a segunda vez que participo da Feira do Empreendedor e acredito que ela é muito importante para fazer networking e divulgar a marca, além de contar com palestras que apoiam nosso desenvolvimento”, disse.

Ao todo, o Escritório do Sebrae-SP no Alto Tietê levou dez expositores da região para o Shopping Compre do Pequeno, originários dos municípios de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá.

 

Publicado em: 16 de outubro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×