
A manhã desta sexta-feira (22) foi marcada por troca de experiências, conexões estratégicas e geração de oportunidades no 16º Café Empresarial da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). O encontro já se consolidou como um dos principais encontros de networking do Alto Tietê e contou com a presença de 30 empreendedores dos mais diversos segmentos, dentre eles cinco patrocinadores e cinco empresas âncoras que conduziram a rodada de negócios.
A reunião começou às 9h, com um welcome coffee de recepção, seguido da palestra do especialista Alexandre Soares, que abordou o tema “NR 1 – Como Cuidar da Saúde Mental da sua Equipe e Aumentar a Produtividade”.
O evento foi aberto pelo vice-presidente da ACMC, Mohamad Khaled Issa, que destacou a importância do contato humano nos negócios: “Hoje, muita coisa acontece no ambiente virtual, mas nada substitui esse contato humano. Aqui, nós olhamos nos olhos, conhecemos a pessoa e muitas vezes levamos amizades e parcerias para a vida toda. Esse networking presencial é o que realmente gera negócios concretos”, afirmou. Issa ainda agradeceu aos patrocinadores e apoiadores, lembrando que a associação é sustentada pelo trabalho voluntário de sua diretoria e pela colaboração dos associados. “Sem os patrocinadores, eventos como este não seriam possíveis”, completou.
O 16º Café Empresarial contou com patrocinadores de peso, como a Vicente de Camargo Aparelhos Auditivos, representada por Alessandra de Camargo, que reforçou: “Uma rodada aqui significa networking com empresas da cidade e a possibilidade de ampliar negócios e parcerias.”. A Arquivos Gerais – Guarda de Documentos e Mogibox Self Storage foram representados por Cláudia Tokuzumi, que explicou os serviços e destacou a importância de dar visibilidade ao self storage: “Estamos há mais de dez anos na Cidade e muita gente ainda não conhece esse serviço. O evento já está gerando contatos valiosos.”.
O Grupo Presença, com Marcelo Oliveira, da Promotora Presença, e Pedro Rodrigues, da Presença Bank, enfatizou: “Nosso trabalho é levar soluções de bancarização para o varejo, aumentando o poder de compra e ajudando os lojistas da região a desenvolverem todo o seu potencial.”.
Entre as empresas âncoras, também participaram nomes de destaque como a Kaema, representada por Carlos Eduardo Maria (Cadu), que apresentou a atuação da empresa no setor de uniformes e EPIs e lembrou da importância do networking: “Sempre surgem novos contatos e oportunidades futuras. Esse relacionamento fortalece o comércio local.”.
O grupo Cotac, representado por Regiane Cardoso, gerente de vendas diretas, também marcou presença. Ela ressaltou os 97 anos de tradição da marca: “Estar aqui é abrir espaço de networking e entender as necessidades dos empresários para contribuir com nossas soluções no setor automotivo.”.
Diversidade de segmentos
O encontro mostrou a força e diversidade do empreendedorismo regional. Entre os participantes, estavam representantes do setor educacional, como Vivian Cristiane Fernandes Yamashita, pró-reitora do Centro Universitário Braz Cubas, que destacou a importância da aproximação da academia com o empresariado. “Temos o Programa Empresa Parceira (PEP), que oferece benefícios aos empresários em cursos de graduação e pós-graduação. Essa integração gera um modelo ganha-ganha, fortalecendo o ensino e o comércio regional.”, salientou.
O segmento educacional também foi representado pelo Colégio Raízes, com a participação da assistente comercial Tatiane Marques, que ressaltou: “É a nossa primeira participação. Eventos assim fortalecem o comércio e criam parcerias essenciais.”
Do setor de tecnologia e indústria, Débora Akemi Yamashita, diretora executiva da Elepainéis, participou pela primeira vez: “É uma oportunidade enorme de privilegiar os negócios da região e ampliar conexões.”
Já no setor de saúde e análises laboratoriais, Ricardo Habu, coordenador comercial da Sancet, lembrou que participa da rodada há quatro anos: “É uma oportunidade de mostrar nossos serviços, tirar dúvidas e fechar novas parcerias.”.
Outros participantes também reforçaram a relevância do encontro, como Tânia Fukusen, da Fukusen Uniformes e Amazon Store, que destacou: “Muitas vezes, as pessoas já nos conhecem, mas não sabem exatamente o que fazemos. Aqui conseguimos apresentar de forma clara nossos serviços.”.
- Foto 5 – O vice-presidente da ACMC, Mohamad Khaled Issa / Foto – Noemi Secato

















