O Circuito Autoestima Feminina do Conselho Empresarial Feminino (Consef) da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), evento inovador e inspirador que celebra a força e a criatividade da mulher empreendedora, foi realizado com grande sucesso, na tarde desta quinta-feira (3), no auditório da instituição mogiana, no Centro da Cidade. Com um formato envolvente, que teve a participação de mais de 50 mulheres, entre associadas e convidadas, a programação incluiu um delicioso chá da tarde e um desfile que destacou a diversidade e a beleza das participantes ao apresentarem as peças de cinco lojistas, empresárias dos setores de roupas, calçados e acessórios, como a Única Boutique, Abrum, Hikari Biju, Rose Modas e Niinah Shoes.
A presidente da ACMC, Fádua Sleiman, fez a abertura do evento, enfatizando a importância do comércio local e reafirmando o compromisso da entidade em apoiar iniciativas que fortaleçam a economia da região. Ela ressaltou como o desenvolvimento do comércio local beneficia não apenas os empreendedores, mas também toda a comunidade, criando laços e promovendo um ambiente econômico mais sustentável. Na sequência, a superintendente do Consef e vice-presidente da ACMC, Celu Campolino, ao lado da vice-presidente do Consef, a diretora executiva Nair Kamiyama, também responsável pelo Departamento Médico da ACMC, deu continuidade ao evento. Em sua fala, Celu comentou sobre o ato de compartilhar experiências e apoiar umas às outras na jornada empreendedora: “A colaboração é a chave para transformar desafios em oportunidades. Juntas, podemos criar um futuro mais próspero e fazer bons negócios”.
Durante o evento, as mulheres tiveram a chance de se conectarem, trocar experiências e construir uma rede de negócios. Além disso, uma palestra dada pela modelo plus size e publicitária Ana Maria Brum, da loja Abrum (umas das participantes do evento), foi um verdadeiro convite à reflexão sobre a relação entre o corpo feminino e a publicidade. Com seu carisma e autenticidade, Ana Maria abordou como as representações de mulheres na mídia impactam diretamente a autoestima e a percepção que cada mulher tem sobre si mesma. Ela falou sobre a diversidade dos corpos femininos e como a sociedade, muitas vezes, impõe padrões estéticos inalcançáveis. Ana Maria compartilhou experiências pessoais, revelando como a pressão por um corpo “perfeito” a afetou ao longo dos anos. Com uma perspectiva otimista, ela enfatizou a importância de celebrar as diferenças e de promover uma aceitação genuína do próprio corpo. “Eu sou de Poá e estou há um ano e meio em Mogi, com a loja, onde vendo roupas femininas, do tamanho 38 ao 54, e semijoias, com a premissa de ser uma loja inclusiva e com referência de moda. A ideia é ter a mesma modelagem de qualidade nos mais diversos tamanhos.”, salienta Ana Maria, que ressaltou ainda a alegria de participar de um evento como o Circuito Autoestima Feminina. “O trabalho que a Associação Comercial de Mogi é bem diferenciado, sempre buscando trazer o associado para perto e conectando os comerciantes, o que só fortalece o nosso comércio”, afirma.
Outra empreendedora que ressaltou o brilho das mulheres foi a Márcia Nakashima, da Hikari Biju. Há 13 anos, ela comanda a empresa e confecciona as bijuterias finas, conquistando um espaço especial no mercado de acessórios. As peças, segundo ela, são projetadas para destacar a beleza e a singularidade de cada mulher. “O acessório arremata o look, proporcionando um ar mais autêntico para cada mulher. Sempre estou de olho nas tendências para produzir as peças com compromisso e qualidade. Acho importante participar de eventos beneficentes para divulgar ainda mais o meu trabalho. Apoio muito os eventos da ACMC, que está sempre engajada em valorizar o trabalho do comerciante”, comenta.
O próximo evento a ser realizado pelo Consef será a Caminhada da Saúde, no dia 26 de outubro, em parceria com a Drogaria Kobayashi. Mais informações serão divulgadas em breve.