terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes deve intensificar fiscalização em comércio de bebidas

Por Sabrina Pacca

A Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes anunciou o reforço das fiscalizações em estabelecimentos comerciais da cidade para verificar a qualidade dos produtos e a exigência de nota fiscal. A medida foi tomada após a confirmação de casos de intoxicação e mortes provocadas por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol na capital paulista e no ABC.

Segundo a administração municipal, até o momento não há registros de atendimentos em unidades de saúde da rede pública mogiana relacionados à ingestão de bebidas adulteradas. As equipes da Vigilância já realizam rotineiramente esse tipo de abordagem, mas, diante do cenário estadual, a fiscalização será intensificada. Denúncias de possíveis irregularidades podem ser feitas pelo telefone 156 (Vigilância Sanitária) ou pelo Colab (telefone 162 ou aplicativo).

De acordo com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado, em apenas 25 dias, São Paulo registrou nove casos e três mortes por intoxicação causada pelo consumo de bebidas adulteradas com metanol. Nesta segunda-feira, no entanto, em São Bernardo, há mais uma vítima letal.

Ministério da Justiça emite alerta nacional

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, divulgou uma nota com recomendações urgentes a bares e comerciantes de bebidas. O órgão alerta que há indícios de que o metanol — um solvente usado na produção de combustível — esteja sendo utilizado para adulterar bebidas como gin, whisky e vodka.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas destacou que, diferentemente de casos anteriores registrados entre pessoas em situação de rua que ingeriam combustível deliberadamente, agora a intoxicação ocorre em “cenas sociais de consumo alcoólico”, o que aumenta o risco de surto epidêmico.

Recomendação à população

Em nota, o CVS orienta consumidores e comerciantes a redobrarem a atenção:

  • Adquirir apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal.

  • Evitar produtos de origem duvidosa, que podem colocar a vida em risco.

Investigações em andamento

A Polícia Civil investiga os casos de mortes e intoxicações. O 2º Distrito Policial de São Bernardo do Campo apura os óbitos ocorridos no município, enquanto o 48º DP, de Cidade Dutra, na zona sul da capital, instaurou inquérito sobre outro episódio suspeito. Exames periciais foram requisitados, e depoimentos estão sendo colhidos para esclarecer as circunstâncias.

A ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação) divulgou nota, neste domingo (28), em que levanta a suspeita de que o metanol usado para adulterar bebidas alcóolicas pode ser o mesmo usado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) para batizar combustíveis.

Publicado em: 29 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo