terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/PMMC

Mara e Téo lançam ´Smart Mogi` com reconhecimento facial e 658 câmeras de monitoramento

A prefeita Mara Bertaiolli e o vice, Téo Cusatis apresentaram, na manhã desta quinta-feira (18/09), o Smart Mogi, plataforma de vigilância que utiliza reconhecimento facial e já está em operação em Mogi das Cruzes. A iniciativa, que conecta os equipamentos locais ao banco de dados do Programa Muralha Paulista, da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, amplia a eficiência no monitoramento, cruzando informações em tempo real.

“O Smart Mogi é um passo decisivo para a nossa cidade ser mais segura, para que possamos cuidar dos nossos filhos e viver com nossa família com mais tranquilidade. O sistema que já tínhamos na cidade e permitia a identificação de placas de veículos agora também está ligado ao banco de dados da Muralha Paulista. Com o reconhecimento facial, vamos trabalhar com responsabilidade, respeitando a privacidade das pessoas e oferecendo mais segurança para a nossa população”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli, acompanhada do vice-prefeito Téo Cusatis.

Atualmente, 210 câmeras da área central e dos bairros já contam com o recurso, além de estarem previstas 51 novas unidades de vigilância — sendo 10 com capacidade de reconhecimento facial. Com essa expansão, Mogi das Cruzes passará a ter 658 equipamentos de monitoramento, entre câmeras de placas de veículos e de reconhecimento facial.

As tecnologias empregadas permitem a identificação de pessoas procuradas pela Justiça que circularem pelas áreas cobertas. Assim que há uma correspondência no banco de dados estadual, o alerta é emitido no Centro de Operações Integradas (COI). A equipe confere a imagem captada e, confirmada a coincidência, aciona imediatamente a Guarda Civil Municipal. Nos testes realizados no último mês, o sistema já resultou em dez prisões.

“O sistema de monitoramento e o de reconhecimento facial já estão em pleno funcionamento em Mogi das Cruzes. É um sistema eficiente, que vai contribuir para a segurança de nossa cidade”, reforçou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.

Os 40 totens de segurança que já existiam em praças, escolas e outros espaços públicos foram atualizados e agora contam com duas câmeras com reconhecimento facial cada. Além disso, 100 novos totens estão em fase de instalação, complementados por dez câmeras adicionais.

Até então, Mogi das Cruzes não dispunha de integração com a Muralha Paulista. Desde o início deste ano, a Prefeitura vinha articulando com o Governo do Estado para garantir a adesão ao programa e trazer a tecnologia para o município.

Os pontos com câmeras de reconhecimento facial abrangem a Região Central e bairros como Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Universo, Vila Brasileira, Vila Pomar, Jardim Esperança, Jardim Aeroporto II, Jardim Planalto, Cezar de Souza, Mogilar, Vila Natal, Jardim Camila, Mogi Moderno e Alto do Ipiranga.

Publicado em: 18 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo