
A Administração Municipal de Mogi das Cruzes intensifica as articulações com o Governo do Estado para ampliar as vagas de hemodiálise no município, com o objetivo de garantir que pacientes renais crônicos possam realizar o tratamento na própria cidade. A pauta foi discutida nesta quarta-feira (30/07) pela prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária de Saúde Rebeca Barufi e demais gestores da área, em reunião com o diretor técnico do Departamento Regional de Saúde (DRS-I), Edson Umeta.
Além da hemodiálise, o encontro abordou a reativação do pacto hospitalar, que será impulsionado pela inauguração da Maternidade Municipal ainda neste semestre. “Reforçamos o compromisso da administração municipal em fortalecer a rede de saúde, garantindo uma assistência mais eficiente, integrada e de qualidade para toda a população de Mogi”, afirmou Téo Cusatis.
Entre as propostas em debate, estão a ampliação de atendimentos em especialidades como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia, além da criação de 30 novos leitos de UTI — sendo 20 adultos e 10 infantis. O município também aderirá ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal, para agilizar consultas, exames e procedimentos especializados no SUS.
“Nossa prioridade é garantir que cada cidadão tenha acesso a uma saúde de qualidade, com ações concretas que transformem a vida das pessoas”, destacou a prefeita. Para Rebeca Barufi, “nosso compromisso é oferecer uma saúde mais humanizada, acessível e eficiente, com ações que atendam às necessidades reais da nossa população”.
Na mesma data, a equipe gestora se reuniu com diretores clínicos da rede municipal para discutir melhorias e estratégias integradas. O vice-prefeito destacou ainda conquistas recentes, como a economia de R$ 5,4 milhões com reequilíbrio de contratos com OSS, mutirões para zerar a fila de espera e a parceria com o Instituto Ética Saúde, focada na transparência.
As próximas ações incluem a inauguração da Maternidade Municipal e do Hospital da Mulher e da Criança, em Braz Cubas; implantação da Cidade da Saúde no antigo Liceu Braz Cubas; nova UBS no Jardim São Pedro; construção de pronto-socorro junto ao Hospital Luzia de Pinho Melo; e a ampliação dos serviços de hemodiálise.














