quinta, 24 de abril de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Arquivo Pessoa do Padre Thiago Cosmo

Padres da Diocese de Mogi das Cruzes lamentam a morte do Papa Francisco; confira a repercussão

Por Maria Salas

O falecimento do Papa Francisco motivou uma série de manifestações de luto por parte da Diocese de Mogi das Cruzes. Na manhã desta segunda-feira (21), a reportagem da Vanguarda ouviu alguns religiosos que ressaltaram o legado deixado pelo pontífice, a começar pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, que emitiu uma nota de pesar e também presidiu a missa de Sufrágio, às 12 horas, na Catedral de Sant´Ana. Antes do início da cerimônia, ele nos enviou um vídeo. Veja:

Além dele, o padre Padre Thiago Cosmo, pároco da Paróquia Sagrada Família, no Botujuru, estimou a morte do santo padre. Cosmo esteve com o Papa Francisco, em outubro de 2017, no palácio apostólico, na Cidade do Vaticano. De 2016 a 2020, o padre viveu em Roma, onde foi fazer o mestrado e doutorado em Filosofia, na Universidade Gregoriana de Roma: “Com profunda consternação, recebemos nas primeiras horas deste dia 21 de abril de 2025 a notícia do falecimento do santo padre, o Papa Francisco. Contudo, ainda movidos pelas celebrações pascais, queremos acolher este momento sobre a luz do Cristo ressuscitado. Durante 12 anos, o Papa Francisco liderou a Igreja Católica com muita humildade e coragem, características próprias do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, em comunhão com seus predecessores. Sua dedicação em defesa da paz, a insistência para que a Igreja fosse sempre mais misericordiosa, o diálogo com outras religiões e a preocupação com as questões ambientais são alguns aspectos que certamente constituirão o legado do primeiro Papa latino-americano. Durante os anos em que estive em Roma, pude participar por diversas vezes das cerimônias e audiências com o Papa. Em outubro de 2017, juntamente com os padres do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, tive a oportunidade de falar pessoalmente com ele. O seu estilo familiar me impressionou. Era como se estivesse diante de alguém do meu convívio cotidiano. De fato, o Papa Francisco durante toda a sua vida, particularmente dedicado aos mais pobres e necessitados, deu-nos o testemunho de que a Igreja pode ser ainda mais familiar e próxima da humanidade. Ontem, em sua última aparição pública, Papa Francisco repetiu o mesmo gesto com o qual iniciou seu pontificado, a bênção Urbi et Orbi, que significa para a cidade de Roma e para o mundo. O Bispo de Roma abençoou sua diocese e a humanidade inteira. Quem abençoa também se faz bênção. Com coração agradecido, louvemos a Deus pela vida do Santo Padre. Grande bênção para todos nós. Dá-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.”.

Padre Thiago Cosmo, pároco da Paróquia Sagrada Família, no Botujuru, esteve com o Papa Francisco, em outubro de 2017, no palácio apostólico, na Cidade do Vaticano

 

Padre Vinicius Vilela, pároco daParóquia Santa Teresa D’Ávila, de Santa Isabel

O padre Vinicius Vilela, pároco da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, de Santa Isabel, que esteve com o Papa Francisco por três vezes, em janeiro de 2023, janeiro de 2024 e janeiro de 2025, emocionado também falou com a reportagem: “No meio das alegrias da Páscoa, nós temos essa tristeza. Eu penso que é um sentimento de orfandade. E posso dar um testemunho pessoal, estive com ele pessoalmente nesse último janeiro, e o sentimento que a gente tinha era realmente de que era o último encontro. E realmente foi. O Papa estava muito amável, muito acolhedor. E depois de uma semana, uma semana, uma semana e meia que nós nos encontramos, ele começou a cancelar a agenda dele, porque já não estava bem. Depois de umas duas semanas, ele foi internado. Então fica aquele sentimento de gratidão por tê-lo conhecido pessoalmente. O Papa Francisco foi o Papa que me acompanhou durante toda a formação sacerdotal, porque ele foi eleito justamente no mês que eu entrei no seminário, no dia 13 de março de 2013. Eu tinha, na verdade, um mês de seminarista no seminário do Cezano. Então foi muito marcante a presença dele, os ensinamentos dele. A gente aprendeu a ser Papa, a ser padre. Com ele, vendo as mudanças da igreja acontecendo ao vivo e a cores ali. E a gente na época de formação. Então realmente é um momento triste, mas ao mesmo tempo a gente agradece a Deus pela vida, pelos ensinamentos dele, pela pessoa dele. Eu sempre gosto de dizer que o Espírito Santo age realmente na igreja e dá a cada tempo o Papa que lhe é necessário. Então o Papa Francisco realizou a missão dele e é muito curioso porque a última bênção e a última aparição que ele fez foi exatamente no dia da Páscoa. Ele deu aquela bênção Urbi et Orbi, a cidade de Roma ao mundo. E foi como que a sua despedida de todos nós no mundo inteiro. Então nós católicos nos sentimos órfãos neste dia. Vai ser muito difícil rezar a missa sem falar o nome do Papa. É a primeira vez que eu enfrento isso, mas vamos seguir em frente e rezando pelo próximo Papa que virá com a graça de Deus.”.

 

Padre Vinicius Vilela, pároco daParóquia Santa Teresa D’Ávila, de Santa Isabel

 

O padre Diego Costa, que comanda a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da Vila Industrial, e secretário do Bispado, nos enviou este vídeo exclusivo. Confira:

 

Publicado em: 21 de abril de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

×