sexta, 20 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/PMMC

Em um ano de funcionamento, canal exclusivo Zap Dengue recebe mais de 7.400 mensagens de mogianos

O Zap Dengue, canal exclusivo da Prefeitura de Mogi das Cruzes para informações e denúncias sobre a doença no município, recebeu 7.401 mensagens dos mogianos em um ano de funcionamento. A ferramenta foi criada em fevereiro de 2025, durante o lançamento oficial da Campanha de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.

As mensagens, que podem ser enviadas por todos os cidadãos por meio do número (11) 99918-6070 (WhatsApp) referem-se, principalmente, a denúncias de moradores que percebem irregularidades em seus bairros, como caixas d’água abertas, vasos, garrafas, pneus, baldes e outros recipientes com água parada em quintais, descarte inadequado de materiais sem uso, piscinas sem nenhum tratamento, entre outros casos.

“Também é bastante comum o munícipe pedir informações sobre atendimento médico para pacientes com sintomas de dengue, o que pode e o que não pode ter em casa e outras dúvidas que o nosso sistema está preparado para responder. As denúncias nos ajudam a agir rapidamente, antes da proliferação do mosquito e da dengue”, explica Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.

O Zap Dengue é um assistente virtual inteligente. Para acessar, a população só precisa enviar uma mensagem com um “oi” ou qualquer outra interação para iniciar a conversa. “Importante reforçar que este canal é exclusivo para falar sobre dengue. Caso o munícipe queira, por exemplo, marcar uma consulta em alguma unidade de saúde, o telefone continua sendo o 160. E, para outros assuntos relacionados à Vigilância em Saúde, o número é o 162. Denúncias podem ser feitas também diretamente no aplicativo Colab”, esclarece Rebeca.

Queda no número de casos
Mogi apresentou em 2025 uma queda de 98,66% nos indicadores da dengue em comparação com 2024. A redução refere-se ao número de notificações, casos positivos, casos autóctones e óbitos, resultado do trabalho contínuo de prevenção, conscientização e orientação realizado pela Prefeitura.

Em 2024, o município registrou 28.291 notificações, com 19.419 casos positivos, sendo 8.840 autóctones, além de 23 óbitos. Já em 2025, os números caíram para 2.703 notificações, 262 casos positivos, 126 casos autóctones e nenhum óbito confirmado.

Prevenção
Mesmo com a redução dos casos, a Prefeitura segue reforçando as ações de combate à dengue, com vacinação de crianças de 10 a 14 anos, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, tratamento químico em áreas com maior risco, monitoramento de pontos estratégicos e imóveis especiais, além do uso de drones, tanto para monitoramento e mapeamento quanto para aplicação de larvicida em grandes reservatórios e locais de difícil acesso.

Como funciona o bloqueio?
Quando é confirmado um caso positivo, a Vigilância em Saúde faz um bloqueio de foco, com um trabalho no entorno do imóvel do paciente. Inicialmente, é feita a eliminação de criadouros de casa em casa. Depois, a nebulização casa a casa e, em último caso, quando necessário, a pulverização na rua com Ultra Baixo Volume, um equipamento de aspersão de inseticida – numa quantidade totalmente segura e eficiente.

O que fazer para prevenir?

•    Manter as caixas d’água bem vedadas;
•    Deixar as calhas limpas e niveladas;
•    Galões, tonéis e tambores devidamente fechados;
•    Pneus sem água e em locais cobertos;
•    Garrafas e baldes com a boca para baixo;
•    Ralos limpos e com tela;
•    Bandejas de ar-condicionado e refrigeração sem água;
•    Plantas sem acúmulo de água, como bromélias;
•    Vasos sanitários fechados quando estiverem fora de uso;
•    Lonas bem esticadas;
•    Piscinas e fontes protegidas;
•    Descarte correto de materiais sem uso;
•    Atenção redobrada em canteiros de obras.

 

Publicado em: 20 de fevereiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo