O câncer de mama em cadelas e gatas é uma neoplasia, ou seja, como um tumor. Há ocrescimento irregular das células do tecido, afetando principalmente as mamas dos animais sem castração.
Em cadelas e gatas, de 25 a 50% dos casosde nódulos são diagnosticados como câncer de mama. Porém, não se engane: afeta também cães e gatos machos. Dessa forma, é possível verificar “bolas” firmes nas mamas da sua cadela, pequenas ou grandes. Além disso, pode aparecer apenas uma, ou várias.
As raças de cães mais afetadas pelo câncer de mama são os boxers e os beagles, mas pode acometer cães sem raça definida e de outras raças. Nos gatos, os mais propensos são os siameses e os persas.
Assim como nos humanos, o câncer de mama tem bom prognóstico quando é diagnosticado o mais rápido possível. Estudos indicam que o risco do câncer de mama em gatos éreduzido em 91% se ele for castrado antes dos seis meses, e 85% antes do primeiro ano de vida.
Prevenção do câncer de mama em animais
A castração ainda é considerada a melhor forma de prevenção do câncer de mama em gatas e cadelas. Desse modo, em fêmeas, quanto antes castrar melhor será a prevenção.
Dados doConselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV – SP) apontam que o câncer é prevenido em 99% quando a castração acontece antes do primeiro cio da cadela. A partir do terceiro, esse número cai para 74%. Assim, quanto mais tempo passar, pior.
Além disso, o uso de produtos químicos pode alterar células do DNA dos cães. Portanto, para evitar que problemas como esse surjam, tome cuidado com os produtos de limpeza que você usa nos lugares que seu pet dorme ou come.
Apesar de ser um câncer de rápida evolução, se o diagnóstico for feito em tempo a cura é possível. Assim, ao perceber qualquer alteração nas mamas do seu animal, leve-o ao veterinário.