“Reivindicar os direitos garantidos por lei é uma parte essência no processo de tratamento do câncer”, reforça advogada Aline Sacomano (Foto: Divulgação)

Advogada orienta pacientes com câncer sobre os seus principais direitos e como acessá-los

Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025. Entre os tipos mais frequentes estão o câncer de pele não melanoma, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos, seguido pelo câncer de mama (73.610 casos), próstata (71.730), cólon e reto (45.630), pulmão (32.560) e estômago (21.480). Esse panorama exige uma abordagem ampla tanto para a prevenção quanto para o tratamento, além de reforçar a necessidade de políticas públicas eficazes para reduzir o impacto da doença.

Para os pacientes diagnosticados com câncer, uma série de direitos é garantida pela legislação brasileira. A advogada Aline Rodrigues Sacomano, especialista em Direito Civil, destaca que, embora esses direitos existam, a falta de conhecimento e dificuldades de acesso ainda são obstáculos frequentes. “Muitas vezes, os pacientes desconhecem as leis ou enfrentam barreiras para acessá-las,” observa.

Entre os principais direitos estão:

  • Saque do FGTS: Pacientes diagnosticados podem sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, desde que apresentem laudo médico comprovando a doença.
  • Saque do PIS/PASEP: Trabalhadores com câncer podem sacar o saldo do PIS/PASEP, se houver contribuição.
  • Aposentadoria por Invalidez: Em casos onde o paciente está impossibilitado de trabalhar, é possível solicitar aposentadoria por invalidez, mediante perícia do INSS.
  • Auxílio-Doença: Pode ser solicitado por pacientes que estejam temporariamente incapacitados para o trabalho.
  • Isenção de Imposto de Renda: Pacientes têm direito à isenção de IR sobre rendimentos de aposentadoria ou pensão.
  • Isenção de Impostos na Compra de Veículos: Pacientes com mobilidade reduzida podem obter isenção de IPI, ICMS, IPVA e IOF na compra de veículos adaptados.
  • Quitação do Financiamento Imobiliário: Em casos de invalidez, alguns contratos de financiamento podem permitir a quitação do imóvel.
  • Reconstrução Mamária pelo SUS: Mulheres submetidas à mastectomia têm direito à cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS.

A legislação vigente visa também garantir o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, incluindo a Lei 14.758/2023, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e o Programa Nacional de Navegação para Diagnóstico de Câncer; a Lei dos 60 Dias (Lei 12.732/2012), que assegura o início do tratamento pelo SUS em até 60 dias após o diagnóstico; e a Lei 11.664/2008, que oferece mamografia gratuita a partir dos 40 anos no SUS.

“A proteção desses direitos busca assegurar não só o acesso ao cuidado médico, mas também proporcionar suporte econômico e emocional aos pacientes e suas famílias,” pontua Aline.

Publicado em: 21 de novembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×